sábado, 1 de agosto de 2009

Musica: Historia do ABBA

O cantor e guitarrista Björn Ulvaeus e o tecladista Benny Anderson se conheceram num concurso para bandas amadoras promovido por uma rádio sueca, Björn era integrante do Grupo Hootenany Singers e Benny do Grupo Hep Stars. Passaram, então, a cantarem juntos. Logo depois, com a entrada de Agnetha Fältskog e de Anni-Frid Lyngstad (Frida) estaria formado um dos maiores grupos da pop music mundial, o ABBA.

A partir daí, esses quatro escandinavos ganhariam o mundo com sucessos que marcariam época. Com canções como Fernando, Chiquitita, Knowing Me, Knowing You, Dancing Queen e muitos outros hits! Fizeram sucesso por toda a década de 70, quando em 1978 o grupo sofre o seu primeiro abalo: Björn e Agnetha se divorciam e justo no mesmo ano do casamento de Benny e Frida. Porém, o grupo segue carreira e tem no início dos anos 80 o auge de sua carreira com canções como: The Winner Takes it All e Super Trouper.

Em 1981, o grupo sofre um novo abalo com outro divórcio, agora, o de Benny e Frida. Com isto, a separação do grupo se torna inevitável e pouco tempo depois, finalmente se separam selando com isto a história do ABBA. Depois da separação, Benny e Björn continuam cantando juntos, Frida segue em carreira solo e Agnetha, também se arrisca em carreira solo, para logo depois se manter em reclusão em sua fazenda, em Estocolmo.

No entanto, o legado que este grupo deixou é suficiente para manter a chama do ABBA incandescente por várias gerações, através de fãns que se dedicam mostrando um pouco da história deste grupo que em tão pouco tempo se tornou uma lenda e que todos conhecem por ABBA. Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid, o ABBA, quatros iniciais que juntas se tornaram o ícone da música pop mundial



The Winner Takes It All




9 comentários:

Reh *-* disse...

Como ñ foi da minha época, mal conhecia a história do grupo na verdade. Mas ao conhecer as músicas e as versões mais atualizadas(que o a-teens fizeram) posso dizer que as músicas eram ótimas, eu sempre gostei. ^^

Parabéns pelo blog!!bjinhoss ;**

Patricia disse...

Adoro ABBA! As músicas são sensacionais... Apesar de ñ serem da minha época, sempre curti mto;)

Vi seu blog numa comu do orkut!
Passa lá no meu tb:
http://blogdapattyandrea.blogspot.com

Patrícia Andréa disse...

Ah, vou likar seu blog!;)

Bjus!

plaidy disse...

Ótima matéria, gosto muito da música deles :D

Michell Macedo disse...

Thanks !!!!
for all

Peyton Treborn disse...

ñ eh da minha época... hehe... maas... vou baixar umas músicas aki pra conferir o som =]

[...]

e obrigado pelo comentário no meu blog ^^
volte sempree


=***

Marcos Vinícius disse...

Mt boas as músicas....

Não sei pq, mas acho que jah vi um amigo meu vendo esse link do youtube 1234565789 vezes....

[]'s Michell

BESTEiRENTO - Humor sem limite! disse...

cara, parece brincadeira, mas eu ri quando vi esse clipe do(a) ABBA ai. É porque eu ja assisti o karaoke do pânico. Por exemplo, quando ela diz Winner Takes it all, logo eu entendo "A linha tem cerol" rsrsrsrs.
O blog ta bacana, sucesso!

elizete.luz disse...

Michell
Legal seu blog, Parabéns!
Esta música do ABBA é minha favorita.
Me traz lindas recordações.