segunda-feira, 16 de março de 2009

Humor


Um pouquinho de moderação sempre é bom.....
pra evitar esse tipo de situação, e que situação............




"Porque Meca é o que me mantém vivo"



" [Mercador] Parou de falar. Seus olhos ficaram cheios de água ao falar do Profeta. Era um homem fervoroso, e mesmo com toda a sua impaciência, procurava viver sua vida de acordo com a lei muçulmana.
[Santiago]– E qual a quinta obrigação? – perguntou o rapaz.

[Mercador]– Há dois dias atrás você disse que eu nunca tive sonhos de viajar – respondeu o Mercador. A quinta obrigação de todo muçulmano é uma viagem. Devemos ir, pelo menos uma vez na vida, à cidade sagrada de Meca. “Meca é muito mais longe que as Pirâmides. Quando eu era jovem, preferi juntar o pouco dinheiro que tinha para começar esta loja. Pensava em ser rico algum dia, para ir a Meca. Passei a ganhar dinheiro, mas não podia deixar ninguém cuidando dos cristais, porque os cristais são coisas delicadas. Ao mesmo tempo, via passar defronte a minha loja muitas pessoas que seguiam na direção de Meca. Haviam alguns peregrinos ricos, que iam com um séquito de criados e de camelos, mas a maior parte das pessoas era muito mais pobre do que eu era”. “Todas iam e voltavam contentes, e colocavam na porta de suas casas os símbolos da peregrinação. Uma delas, um sapateiro que vivia de remendar as botas alheias, me disse que havia caminhado quase um ano pelo deserto, mas que ficava sempre mais cansado quando tinha que caminhar alguns quarteirões em Tânger para comprar couro”.

[Santiago]– Por que não vai a Meca agora? – perguntou o rapaz.
[Mercador]– Porque Meca é o que me mantém vivo. É o que me faz agüentar todos estes dias iguais, estes vasos calados nas prateleiras... Tenho medo de realizar meu sonho, e depois não ter mais motivos para continuar vivo. “Você sonha com ovelhas e com pirâmides. É diferente de mim, porque deseja realizar seus sonhos. Eu quero apenas sonhar com Meca. Já imaginei milhares de vezes a travessia do deserto, minha chegada na praça onde está a Pedra Sagrada, as sete voltas que devo dar em torno dela antes de tocá-la. Já imaginei quais pessoas estarão do meu lado, na minha frente, e as conversas e orações que compartilharemos juntos. Mas tenho medo que seja uma grande decepção, então prefiro apenas sonhar”.

Este livro é excelente para reflexões sobre as nossas metas em nossa vida. Todos temos sonhos a serem realizados, todos correm atrás de algo... sucesso, fama, reconhecimento, poder, amor... seja o que for, todos possuem metas. Agora o mais interessante.... e se um dia conseguirmos aquilo que desejamos a vida inteira? O que vai ser depois? Será que hoje já estaríamos preparados para lhe dar com essa situação? Certa vez li um pensamento que dizia que a vida do guerreiro era a luta, que... sem a guerra sua vida não teria sentido. Talvez este pensador esteja certo. Talvez a procura por algo seja a razão da nossa vida. Quando li "O Alquimista" pela primeira vez jamais esqueci essa frase:


"Porque Meca é o que me mantém vivo"


E fica a pergunta, o que nos matêm vivo? O realização em si... ou o sonho de realizar? Que bela estória.....