segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Filme: A Lista de Schindler


Este filme é considerado por Steven Spielberg e pela crítica como sendo a sua obra-prima, um dos dez maiores filmes de hollywood, um verdadeiro clássico contemporâneo que não podemos deixar de assisti-lo. Spielberg levou a estatueta de melhor filme e melhor diretor. Por conta de ser um documentário sobre o holocausto, este filme chega a ser difícil e doloroso em certos momentos, mas existem verdadeiras jóias raras (em forma de frases curtas e diálogos) em determinadas partes... sendo assim, escolhi algumas e coloquei aqui, espero que gostem:


"Dizem que uma hora de vida ainda é vida"

"[Amon] Scherner me contou uma coisa sobre você...
[Schindler] O quê?
[Amon] Que você sabe o que é gratidão.
Que para você não é uma coisa vaga, como é para os outros"

"É a guerra que traz à tona o pior das pessoas. Nunca o bom, sempre o ruim, sempre o ruim"

"A verdade Helen, é sempre a resposta certa"

"Gostaria tanto de... estender o braço e tocar você em sua solidão."

"Aquele que salva uma vida, salva o mundo inteiro"


Amon e Schindler


Este diálogo abaixo é o meu favorito do filme, faz-nos mudar o nosso conceito de poder:




[Amon] Quanto mais o vejo... eu o observo... nunca se embriaga... isso... isso é controle. Controle é poder. Isso é poder.... Temos o poder de matar... por isso nos temem (referindo-se aos judeus)

[Schindler] Mas isso não é poder. Isso é justiça. É diferente de poder. O poder é quando temos justificativa para matar e não matamos.

[Amon] Isso é poder?

[Schindler] Os imperadores tinham. Um ladrão é trazido ao imperador. Atira-se ao chão pedindo piedade. Sabe que vai morrer. E então o imperador o perdoa... ao homem desprezível ele o liberta!

[Amon] Você está bêbado (num tom sarcástico)

[Schindler] Isso é poder Amon... ISSO .. É ... PODER ... Amon, o Bondoso.

[Amon] Eu o perdôo Schindler (em um tom de brincadeira)




O personagem Oskar Schindler foi interpretado por Liam Neeson, mas achei interessante colocar aqui também a foto do "verdadeiro" Schindler bem como um breve relato de sua vida após o fim da segunda guerra:

O verdadeiro Oskar Schindler

Ao término da guerra, 1200 judeus entre homens, mulheres e crianças foram salvos de perecer em um campo de concentração nazista. Nos últimos dias da guerra, antes da entrada do exército russo na Morávia, Schindler conseguiu ir para a Alemanha, em território controlado pelos Aliados. Ele livrou-se de ser preso devido aos depoimentos dos judeus a quem ajudara.

Passada a guerra, ele e a esposa Emilie foram agraciados com uma pensão vitalícia do governo de Israel em agradecimento aos seus atos humanitários. O seu nome foi inscrito, junto a uma árvore plantada por ele, na avenida Dos Justos do museu do holocausto em Jerusalém, ao lado do nome de outras cem personalidades não judias que ajudaram os judeus durante o Holocausto. Durante a guerra tornou-se próspero, mas gastou o seu dinheiro com a ajuda prestada aos judeus que salvou e com empreendimentos que não deram certo após o término da guerra.

Morreu pobre em Hildesheim na Alemanha no dia 9 de outubro de 1974, com 66 anos de idade. Foi enterrado no cemitério cristão (ele era católico) no Monte Sião em Jerusalém com honras de herói.

Fonte da biografia: Wikipedia

A fábrica (que não era sua) onde salvou os judeus


Seu túmulo em Jerusalém


Tags: Oskar Schindler - Holocausto - 2º Guerra Mundial