sábado, 1 de agosto de 2009

Musica: Historia do ABBA

O cantor e guitarrista Björn Ulvaeus e o tecladista Benny Anderson se conheceram num concurso para bandas amadoras promovido por uma rádio sueca, Björn era integrante do Grupo Hootenany Singers e Benny do Grupo Hep Stars. Passaram, então, a cantarem juntos. Logo depois, com a entrada de Agnetha Fältskog e de Anni-Frid Lyngstad (Frida) estaria formado um dos maiores grupos da pop music mundial, o ABBA.

A partir daí, esses quatro escandinavos ganhariam o mundo com sucessos que marcariam época. Com canções como Fernando, Chiquitita, Knowing Me, Knowing You, Dancing Queen e muitos outros hits! Fizeram sucesso por toda a década de 70, quando em 1978 o grupo sofre o seu primeiro abalo: Björn e Agnetha se divorciam e justo no mesmo ano do casamento de Benny e Frida. Porém, o grupo segue carreira e tem no início dos anos 80 o auge de sua carreira com canções como: The Winner Takes it All e Super Trouper.

Em 1981, o grupo sofre um novo abalo com outro divórcio, agora, o de Benny e Frida. Com isto, a separação do grupo se torna inevitável e pouco tempo depois, finalmente se separam selando com isto a história do ABBA. Depois da separação, Benny e Björn continuam cantando juntos, Frida segue em carreira solo e Agnetha, também se arrisca em carreira solo, para logo depois se manter em reclusão em sua fazenda, em Estocolmo.

No entanto, o legado que este grupo deixou é suficiente para manter a chama do ABBA incandescente por várias gerações, através de fãns que se dedicam mostrando um pouco da história deste grupo que em tão pouco tempo se tornou uma lenda e que todos conhecem por ABBA. Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid, o ABBA, quatros iniciais que juntas se tornaram o ícone da música pop mundial



The Winner Takes It All