quinta-feira, 29 de maio de 2008

A Lenda de Narciso



O Alquimista pegou um livro que alguém na caravana havia trazido. O volume estava sem capa, mas conseguiu identificar seu autor: Oscar Wilde. Enquanto folheava suas páginas, encontrou uma história sobre Narciso.O Alquimista conhecia a lenda de Narciso, um belo rapaz que todos os dias ia contemplar sua própria beleza num lago. Era tão fascinado por si mesmo que certo dia caiu dentro do lago e morreu afogado. No lugar onde caiu, nasceu uma flor, que chamavam de narciso.

Mas não era assim que Oscar Wilde acabava a história.Ele dizia que quando Narciso morreu, vieram as Oréiades – deusas do bosque – e viram o lago transformado, de um lago de água doce, em um cântaro de lágrimas salgadas.

- Por que você chora? – perguntaram as Oréiades.

- Chora por Narciso – disse o lago.

- Ah, não nos espanta que você chore por Narciso – continuaram elas. – Afinal de contas, apesar de todas nós sempre corrermos atrás dele pelo bosque, você era o único que tinha a oportunidade de contemplar de perto sua beleza.

- Mas Narciso era belo? – perguntou o lago.

- Quem melhor do que você poderia saber disso? – responderam, surpresas, as Oréiades. – Afinal de contas, era em suas margens que ele se debruçava todos os dias.

O lago ficou algum tempo quieto. Por fim, disse:- Eu choro por Narciso, mas jamais havia percebido que Narciso era belo.“Choro por Narciso porque, todas as vezes que ele se deitava sobre minhas margens eu podia ver, no fundo dos seus olhos, minha própria beleza refletida”.


“Que bela história”, disse o Alquimista.


A lenda de Narciso - Prólogo do livro "O Alquimista" de Paulo Coelho

Um comentário:

Victoria Simone disse...

Eu quase não choro, mas estou nesse exato momento com os olhos cheios de lágrimas.

Que história mais profundamente linda. O rapaz NÃO QUERIA AQUELA COISA BURRA que estavam oferecendo para ele, não teve jeito. Preferiu se apaixonar por ele mesmo e sua própria imagem no espelho do que se casar com uma mulher sem amor forçado pelos pais e sociedade opressora.

É uma história linda, linda! Meus olhos lacrimejam. Tem que ver na minha opinião com o caso dos homossexuais. Narcisos não tem saída, se não se apaixonarem por eles mesmos. Ou se apaixonam por eles mesmos e sua imagem no espelho, ou vão ser obrigados a se casar com uma coisa burra que odeia, ou com a própria mãe, como Edipo de Jocasta. E isso, ele não admite de jeito nenhum.

É algo assim. Na realidade os narcisistas, na maioria são homossexuais, não são imorais na ALMA, só no corpo. Eles justamente se apaixonam por eles mesmos, para não pecarem na alma. Pode parecer paradoxal, mas é verdade.

É puro conservadorismo e pureza, para preservar a pureza da alma. No fundo, é PUREZA enrustida. Eles na verdade são PUROS de ALMA eu sempre acreditei nisso. Podem me internar como louca, me dopar com remédios, etc...

Mas, eu entendo ELES. Eu nunca me apaixonei por mim mesma, pois me acho muito feia e gorda, por isso sei que não sou homossexual. Odeio imagens de mulheres me cercando.

Mas, é completamente compreensível o que acontece com os homossexuais de verdade. É o caso de um homem lindíssimo se apaixonar por ele mesmo e sentir-se aconchegado, seguro e protegido com ele mesmo que já conhece e JAMAIS irá trair a ele mesmo.