quinta-feira, 29 de maio de 2008

Um Simples Verso


O poeta Rainer Maria Rilke nos diz:

"Para escrever um simples verso ,é preciso conhecer muitas cidades ,homens,animais. É preciso ter a alma aberta para o vôo dos pássaros e ser capaz de perceber os gestos das flores que se abrem ao amanhecer."
"Para escrever um simples verso ,é preciso viajar por regiões desconhecidas ,estar preparado para encontros e desencontros inesperados.É preciso lembrar do que sentimos quando ferimos alguem que sempre nos desejou o melhor possível."
"Para escrever um simples verso ,é preciso passar muitas manhãs diante do mar,muitas tardes diante do por-do-sol,muitas noites diante de quem amamos.Tudo isso para escrever um simples verso."
"Para escrever um simples verso,não basta lembrar-se do passado.É preciso saber esquecer,e ter paciência para esperar até que essas lembranças retornem novamente".
"Porque um verso não é feito de memória.Ele se transforma em nosso sangue e se confunde
com a própria existência.Só então chega o momento mágico,quando nasce a primeira palavra.
E ela traz consigo o verdadeiro poema."

Rainer Maria Rilke nasceu em Praga em 4 de dezembro de 1875. É considerado como um dos mais importantes poetas modernos da literatura e língua alemã, por sua obra inovadora e seu incomparável estilo lírico. "Poeta fundamental, Rilke é a voz de uma época em transição. Talvez seja a última voz do seu tempo, aquela que anunciou o "fim dos tempos modernos", como quer Romano Guardini, e ao mesmo tempo a primeira voz e o primeiro poeta dessa nova era que estamos começando a viver."
(Paulo Plínio Abreu - parte de uma introdução sobre a obra de Rilke publicado no jornal paraense:"Folha do Norte" entre os anos de 1946 e 1948)

Nenhum comentário: