segunda-feira, 4 de maio de 2009

Arte: Salvador Dali

Sigmund Freud é considerado uma das maiores influências ao Surrealismo. Freud dizia que quando nossos pensamentos ficavam entorpecidos, a criança e o selvagem que existiam dentro de nós passavam a dominar, por isso os surrealistas buscavam sondar estados mentais no fundo de nosso subconsciente.

Subconsciente e imaginação, para mim esta são as duas palavras que melhor definem o surrealismo (que quer dizer “acima da realidade), ou melhor, há outras duas: Salvador Dali, o mais popular de todos os pintores surrealistas e uma das figuras mais interessantes do século XX.

E Salvador Dali viveu quase todo o Século XX, nascendo na Catalunha, Espanha, em 1904 e morrendo lá mesmo em 1989. Seu trabalho mais conhecido é “A Persistência da Memória”, verdadeiro ícone do Surrealismo.

A Persistência da Memória é um quadro curioso pois a maioria das pessoas não imagina que ele tenha apenas 24×33 cm, ou seja, é pouco maior do que uma folha de papel A4, e levou apenas duas horas para ser pintado. Mais, foi feito em 1931, quando Salvador Dali era um garotão de apenas 27 anos. É interessante como surgem as obras-primas!


Este quadro foi pintado em 1946, em Nova York, para um concurso cujo tema era " A Tentação de Santo Antônio” , um trecho da Bíblia.


Barcarola

Nenhum comentário: